sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Papa dos Gestos


Desde que foi escolhido Papa da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio - o nosso Papa Francisco, coleciona atitudes que fogem aos protocolos do Vaticano. Em sua primeira aparição ao público, por exemplo, ele abriu mão das elegantes vestes historicamente utilizadas pelos seus antecessores. 

Surpreendeu a todos ao incluir em seu discurso bom humor e, acima de tudo, humildade. Aliás, humildade tem sido a marca registrada do nosso Papa. E por várias atitudes marcantes baseadas nessa humildade é que ele ficou conhecido como: o Papa dos Gestos.

Ele falou aos fieis sem os paramentos de papa e seu crucifixo não era de ouro. Pregou o perdão e a fraternidade. Se aproximou do público, tocou nas pessoas, sorriu e conversou com elas. E ainda sugeriu aos argentinos e demais fieis que não viajassem para participar de sua posse, mas que doassem o dinheiro dessa viagem a instituições sociais.

Esses e tantos outros gestos de humildade que o Papa Francisco coleciona nos apontam para uma importante lição: nós cristãos devemos ficar mais atentos aos nossos próprios gestos.

Tenhamos mais atenção com cada atitude que tomamos em nosso dia a dia. Em cada ação ou decisão que tomamos nós escolhemos entre o caminho do mundo e o caminho de Deus.

Chega apenas de proferir palavras e louvores a Deus e nos omitir de tomar decisões e atitudes cristãs. É preciso servir a Deus com nossos gestos. É fundamental ter atitudes de cristão neste mundo.

O líder da Igreja Católica já é nosso maior exemplo nisso.

Sejamos também cristãos de atitude! 


0 comentários:

Postar um comentário

Site Info

Busca